segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO:

A partir das 18.00 horas: Abertura inscrições

18.30 horas: Vídeo de abertura. Boas vindas, apresentação do grupo Universidade a Serviço da vida e do I Seminário. Composição da mesa e apresentação de testemunhas e professores

18.55 horas: A luta pela sobrevivência das pequenas comunidades tradicionais contra os gigantes do carvão e da celulosa.
Testemunho das Quebradeiras de Coco Babaçu de Coquelândia, Imperatriz.

19.10 horas: O Projeto de Pesquisa e Extensão ALMA, um exemplo trabalho universitário ao lado das comunidades tradicionais: Profa. Herli de Sousa (UFMA).
A professora Herli de Sousa Carvalho é Doutora em Ciências da Educação - Universidad Del Norte (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

19.20 horas: Testemunho de Edilsom e Edilena Krikati, representantes dos Índios Krikati, expulsos da própria terra e atingidos pelas barragens do Rio Tocantins.

19.35 horas: O estudo das Ciências Sociais e o trabalho do Assistente Social a serviço dos povos originários no Maranhão : Prof.a Mariza Angela Taveira  (UNISULMA).

19.45 horas: Piquiá de Baixo, Açailândia, MA: A resistência de uma comunidade devastada por um grande projeto que não se cansa de cobrar das instituições publica a defesa dos próprios direitos: Senhor Anisio Pereira.
Testemunho do Senhor Anisio Pereira, morador de Piquiá de Baixo, membro da diretoria da Associação de Moradores do Piquiá de Baixo.

20.00 horas: A importância da assessoria técnica das universidades nos processo de reivindicação popular: O Prof. Jorge Diniz de Oliveira apresenta a pesquisa sobre a contaminação da água de Piquiá de Baixo
O Profº D.Sc. Jorge Diniz de Oliveira é doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

20.15 horas: Abertura debate

20.45 horas: Agradecimentos, propostas de continuidade e convite Romaria. Projeção da mídia de 30 sec. e apresentação dos referentes por cada universidade.

0 comentários:

Postar um comentário