quinta-feira, 1 de setembro de 2011


O Projeto Faculdade a Serviço da Vida

O projeto surgiu pela ideia de alguns estudantes de constituir de um pequeno grupo de trabalho inter-faculdade ao fim de aprofundar o tema da Romaria da Terra e das Águas e os conflitos socioambientais de nossa região, para motivar todos os estudantes a participar da Romaria.
Graça ao apoio do curso de Jornalismo da UFMA foi constituído um grupo de estudantes trabalhando em apoio à equipe de comunicação da Romaria.
Foi estabelecido como maior momento de divulgação nas faculdades de realizar o presente seminário inter-faculdades sobre Romaria e conflitos sócio-ambientais, que vê a colaboração de alunos e professores da UFMA, UEMA e UNISULMA. Desde hoje gostaríamos contar com uma participação massiva e organizada dos estudantes das faculdades de Imperatriz à Romaria da Terra e das Águas, na noite entre 10 e 11 de setembro de 2011, em Piquiá-Açailândia.
Já estamos planejando um encontro de devolução e encaminhamentos com quem estiver interessado para  estudar possíveis  formas de continuidade. Aqui acenamos algumas propostas:
- Criação de um grupo permanente, entre as faculdades de Imperatriz, de monitoramento dos conflitos socioambientais, promovendo dois seminários a cada ano dando voz às comunidades impactadas
- um grupo técnico de monitoramento dos impactos da poluição e dos grandes projetos em Açailândia e Imperatriz (análises químico-físicas ou dos impactos sobre a saúde)
  - um grupo de estagiários de direito que queiram colaborar com a rede Justiça nos Trilhos no enfrentamento dos conflitos gerados pela Vale S. A. em nossa região. 

0 comentários:

Postar um comentário